Secções
Entrar

Agência Europeia do Medicamento defende administração da vacina da AstraZeneca

Diogo Barreto 16 de março de 2021 às 13:44

A reguladora europeia garante que os benefícios da vacina da AstraZeneca continuam a ser maior do que os riscos da mesma. E que não encontrou ligação entre a vacina e coágulos.

A Agência Europeia do Medicamento (AEM) afirma não ter encontrado nenhuma ligação direta entre a vacina da AstraZeneca e formação de coágulos sanguíneos. A AEM reforça a crença de que os benefícios da vacina podem ser superiores aos riscos. Na quinta-feira deverá ser apresentado pela AEM um relatório sobre os casos de coágulos e a vacina, revelou o primeiro-ministro português, António Costa.

Vacina AstraZeneca

Segundo a reguladora, não há provas científicas que sustentem uma ligação direta entre a administração da vacina da AstraZeneca e o aparecimento de coágulos sanguíneos. No entanto "continuamos a avaliar e a receber informações sobre possíveis efeitos secundários", informou a diretora da Agência Europeia do Medicamento, Emer Cooke.

"Uma situação como esta não é inesperada quando se vacinam milhões de pessoas", ressalvou, acrescentando que é "inevitável" o aparecimento de alguns episódios ou doença que apareçam depois da vacinação.

A informação foi dada nesta terça-feira pela diretora da AEM numa conferência de imprensa em que reforçou o conteúdo de um comunicado divulgado pela agência esta segunda-feira.

Emer Cooke garantiu, ainda assim, que a EMA vai continuar a investigar esta situação, "tendo em conta os receios dos cidadãos", adiantando que a prioridade do regulador é "garantir a segurança da vacina".

Esta posição surge depois de nas últimas horas vários países europeus, incluindo Portugal, terem decidido por precaução suspender a administração desta vacina após relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com esta vacina.

Na quinta-feira passada, a EMA indicou que não existem provas de um aumento de risco de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas com este fármaco contra a covid-19.

E já na segunda-feira o regulador europeu defendeu que "os benefícios" da vacina da AstraZeneca contra covid-19 "superam os riscos de efeitos secundários", garantindo ainda assim uma "análise rigorosa" às situações de formação de coágulos sanguíneos em vacinados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela