Sábado – Pense por si

Mais uma nomeação polémica em Albufeira. Candidata do Chega nomeada chefe de divisão

As mais lidas

Depois da irmã do presidente (nova adjunta), do militante Hugo Aires (novo diretor do departamento), é a vez de uma candidata nas listas do partido, nomeada chefe da Divisão de Águas e Saneamento.

Cinco anos depois de ter da câmara de Albufeira, Andreia Cópio chegou a Chefe da Divisão de Águas e Saneamento. O data de 28 de novembro de 2025, um mês depois das eleições Autárquicas em que o Chega conseguiu consquistar esta importante câmara do Algarve - Andreia Cópio estava nas listas do partido nessas eleições. Um mês depois, a vereadora do Pelouro dos Recursos Humanos, Cristina Corado, fez uma espécie de a esta nomeação para referir que "a Divisão de Águas e Saneamento, contemplada na estrutura orgânica da Câmara Municipal de Albufeira, encontrava-se em vacatura, sendo de manutenção incompatível com o normal fluxo dos serviços".

Andreia Cópio Ribeiro era técnica superior da câmara, foii candidata pelo Chega e passou agora a chefe de divisão
Andreia Cópio Ribeiro era técnica superior da câmara, foii candidata pelo Chega e passou agora a chefe de divisão

Andreia Cópio, 37 anos, tem formação em Engenharia Civil e em Sistemas de Informação Geográfica, segundo a nota curricular. Como "experiência profissional mais relevante" apresenta a carreira de técnica superior na câmara.

À SÁBADO, Rui Cristina afirma que estas nomeações surgem na sequência do seu programa para "reformular os métodos de funcionamento da Câmara, prometendo acabar com a inércia existente e trazer maior rapidez na resposta aos problemas do concelho". "Para que isso aconteça, e no que diz respeito aos dirigentes da CM Albufeira, farei as mudanças que considerar necessárias para imprimir nos serviços a dinâmica necessária à execução do programa sufragado nas eleições", acrescenta.

Post de Rui Cristina em outubro de 2025 a apresentar alguns integrantes da sua lista, entre eles Andreia Cópio
Post de Rui Cristina em outubro de 2025 a apresentar alguns integrantes da sua lista, entre eles Andreia Cópio

Este é o terceiro caso de nomeações polémicas feitas por Rui Cristina reveladas pela SÁBADO. Uma delas foi a sua própria irmã, Sara Cristina, dos vereadores do Chega no executivo da câmara. Sara Cristina pertence aos quadros da câmara de Loulé e veio para Albufeira através do regime de mobilidade. 

O outro caso é mais parecido com o de Andreia Cópio. Trata-se de Hugo Aires, que também concorreu nestas Autárquicas pelas listas do Chega e acabou eleito deputado na assembleia municipal.  diretor do Departamento de Projetos e Edifícios Municipais. Segundo o , tem também como experiência a própria câmara, igualmente como técnico superior.

Artigos Relacionados