Sábado – Pense por si

Voluntários vão recolher lixo deixado durante o inverno na Serra da Estrela

21 de junho de 2018 às 12:15
As mais lidas

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se no ponto mais alto da Serra da Estrela para recolher o lixo ali deixado durante o inverno.

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno, anunciou a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

Serra da Estrela
Serra da Estrela

"O turismo de neve deixa, ano após ano, uma grande quantidade de lixo no planalto superior da Serra da Estrela que acaba acumulado em linhas de água e nos covões, com um impacto muito negativo nos ecossistemas alpinos e com consequências para a biodiversidade única que aí existe", lê-se na nota.

Com o objectivo de contribuir para minimizar o impacto negativo do lixo nas zonas protegidas da Serra da Estrela e de sensibilizar a comunidade para o problema ambiental, a iniciativa é uma acção conjunta da CooLabora, através do Projecto Quero Ser Mais E6G, dos Guardiões da Serra da Estrela e do Estrela Aspiring Geopark, com o apoio do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Aos voluntários da comunidade e das organizações locais vão juntar-se cerca de 60 jovens que estão simultaneamente a participar no "Fórum Jovem Altamente", um intercâmbio juvenil organizado todos os anos pelo Projecto Quero Ser Mais E6G, financiado pelo Programa Escolhas.

O ponto de encontro está marcado para as 14:00, na Torre.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.