Sábado – Pense por si

Um dia com a psicóloga escolar

Marisa Antunes 20 de novembro de 2024 às 23:00

Ana Cristina Santos dá apoio a 2.500 alunos de diferentes idades. Acompanha crianças com autismo, resolve conflitos, apoia os alunos estrangeiros e trabalha para que não desistam da escola.

Ana Cristina Santos mal tem tempo para receber a SÁBADO à hora marcada para a reportagem. São 8h30 e é chamada para ajudar com um dos alunos do agrupamento escolar da Lisboa oriental, em Santa Maria dos Olivais. A psicóloga tenta tranquilizar uma criança com perturbação do espectro do autismo (a escola tem mais de 50), que se molhou no dia chuvoso em que decorreu a reportagem. Para estas crianças, o desconforto causado pela roupa molhada é mais complicado, uma vez que têm as perceções sensoriais muito acentuadas. Diogo, 8 anos, resmunga: “Só devia chover em África, onde há seca. Porque está a chover desta forma aqui em Lisboa?”, queixa-se, enquanto se recusa a ir para a sala de aula.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.