Sábado – Pense por si

Um dia com a psicóloga escolar

Marisa Antunes 20 de novembro de 2024 às 23:00

Ana Cristina Santos dá apoio a 2.500 alunos de diferentes idades. Acompanha crianças com autismo, resolve conflitos, apoia os alunos estrangeiros e trabalha para que não desistam da escola.

Ana Cristina Santos mal tem tempo para receber a SÁBADO à hora marcada para a reportagem. São 8h30 e é chamada para ajudar com um dos alunos do agrupamento escolar da Lisboa oriental, em Santa Maria dos Olivais. A psicóloga tenta tranquilizar uma criança com perturbação do espectro do autismo (a escola tem mais de 50), que se molhou no dia chuvoso em que decorreu a reportagem. Para estas crianças, o desconforto causado pela roupa molhada é mais complicado, uma vez que têm as perceções sensoriais muito acentuadas. Diogo, 8 anos, resmunga: “Só devia chover em África, onde há seca. Porque está a chover desta forma aqui em Lisboa?”, queixa-se, enquanto se recusa a ir para a sala de aula.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.