Sábado – Pense por si

Treina em patins de rodas. Quem é Jéssica Rodrigues, a primeira portuguesa campeã mundial de desportos de inverno

Luana Augusto
Luana Augusto 10 de fevereiro de 2025 às 15:02
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

A jovem de 18 anos conquistou no domingo o título de campeã do mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo. Natural da Madeira, é também bicampeã da Europa e treina a maior parte do ano em patins com rodas.

É natural da Ponta do Sol, na ilha da Madeira, tem apenas 18 anos, e sagrou-se no passado domingo (9) campeã do mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, na modalidade de mass start. Com lugar em Collalbo, Itália, foi aqui que Jéssica Rodrigues conseguiu completar as 10 voltas de 400 metros em 7 minutos e 10 segundos, tendo obtido 32 pontos. Atrás dela ficou a espanhola Rodríguez Cornejo com 21 pontos.

Gaspar Nóbrega

A jovem patinadora, que assumiu ter "expectativas altas" para esta competição ficou para a história do desporto português ao tornar-se a primeira atleta lusa a conquistar um título mundial em modalidades de inverno. Atleta do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres conseguiu conquistar o segundo título mundial para o clube madeirense, apenas no espaço de dois anos. Antes de Jéssica, apenas Afonso Silva detinha um título.

"Estou muito grata por ter tido a oportunidade de participar neste evento desportivo tão importante. Foi uma mistura de emoções que nunca vou esquecer. Um obrigada a todos aqueles que tornaram isto possível", escreveu na rede social Instagram.

Este título é tão mais inédito quanto o facto de a atleta treinar a maior parte do ano em patins com rodas e em pistas sem gelo. Um feito que a própria justificou, há um ano ao jornal A Bola, quando foi sexta nos Olímpicos de Inverno, com "muita força de vontade e adaptando a técnica da patinagem sobre rodas à do gelo, e treinando e competindo sempre que a federação nos proporciona, pois é fundamental treinar e entrar em provas de patinagem de inverno. Porque, convenhamos, utilizar patins com rodas em piso seco é bem diferente do que usar os de lâmina no gelo".

Em dezembro, Jéssica Rodrigues já havia obtido o melhor resultado de sempre de um patinador português numa prova da Taça do Mundo de júniores, ao classificar-se na quarta posição na mass start. A prova teve lugar em Tomaszów Mazowiecki, na Polónia.

Em janeiro do ano passado, a madeirense obteve também o primeiro diploma olímpico de um atleta português em Jogos de Inverno, que se realizaram em Gangow, Coreia so Sul. Conseguiu terminar a prova em sexto lugar.

Agora, além campeã mundial, a jovem conseguiu também revalidar o título de campeã da Europa. Foi em Itália que conseguiu pelo segundo ano consecutivo o ouro na prova de 1 km Sprint. 

Apesar da tenra idade, a atleta tem competido um pouco por todo o mundo. Além de Itália, Polónia e Coreia do Sul, também esteve nos Países Baixos, Bélgica, Espanha, Áustria, França, Suíça, Alemanha e Argentina.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?