Serão estes os irmãos de Jesus?

Serão estes os irmãos de Jesus?
Vanda Marques 02 de abril

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs. O Messias pode ter tido uma família mais alargada, mas não há consenso.

Os mistérios sobre Jesus começam quase sempre com uma frase escrita pelos seus seguidores, transmitida ao longo dos séculos. Neste caso, falamos de mais de sete referências de diferentes autores (de Lucas a Mateus) aos quatro irmãos homens e às irmãs de Jesus Cristo. "Não é Ele filho do carpinteiro? Não se chama a Sua mãe Maria, e Seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Suas irmãs não estão todas entre nós?" (Evangelho de Marcos 6, 3-5).

A frase parece não deixar margem para dúvidas, mas elas existem. A Igreja Católica e a Ortodoxa defendem que Jesus não teve irmãos de sangue e que esta referência não pode ser interpretada de forma literal. Armindo Vaz, professor da Universidade Católica, explica: "Não se pode esquecer de que os autores do Novo Testamento, usando a palavra grega adelfós para designarem os ‘irmãos’ de Jesus, tinham como pano de fundo o contexto, a cultura, o pensamento, a mentalidade e o suporte das línguas hebraica e aramaica no Antigo Testamento, em que a palavra correspondente tem o significado amplo de parentesco de sangue, consanguíneo, em vários graus." O sacerdote carmelita teresiano acrescenta ainda que "os textos não foram escritos para dar resposta a essa questão."

Já José Brissos-Lino, professor e diretor do mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, não tem dúvidas de que Jesus teve irmãos. "A Bíblia afirma exatamente isso, que Jesus tinha irmãos." E acrescenta: "O termo grego usado é adelfós, que literalmente significa ‘irmão’. Etimologicamente adelfós significa couterino, ou seja, filho da mesma mãe." O especialista diz que são vários os exemplos e deixa outro: "Em Lucas 2, 7 diz-se que Maria deu à luz o seu filho primogénito. Se Maria não tivesse tido outros filhos, Lucas poderia ter usado ‘unigénito’."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais