Sábado – Pense por si

Santa Maria está a cobrar taxas que sabe que já prescreveram

Marco Alves
Marco Alves 19 de maio de 2022 às 07:00

Hospital não informa o utente desse facto e terá de ser este (se conhecer a lei) a invocar prescrição. A SÁBADO teve acesso a uma tentativa de cobrança de uma taxa com quinze anos - a lei diz que prescreve ao fim de três. Hospital reconhece à SÁBADO que sabe disso.

A legislação (nomeadamenteeste decreto-lei) diz que as taxas moderadoras prescrevem ao fim de três anos, o Estado considera que são oito anos (há uma circularsobre o assunto), mas ainda assim há hospitais que estão a tentar cobrar taxas moderadoras muito mais antigas. ASÁBADOteve acesso a uma dessas tentativas, neste caso do hospital de Santa Maria, Lisboa, que este mês tentou cobrar a um utente uma taxa moderadora de 2007, ou seja, com quinze anos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?