Sábado – Pense por si

Portugueses são dos mais honestos no mundo

Diogo Barreto
Diogo Barreto 25 de junho de 2019 às 18:47

Grupo de cientistas testou a honestidade dos povos com uma carteira abandonada no chão. Resultados mostram que, se o objecto tivesse dinheiro, era mais frequentemente devolvido.

Pode representar um dilema, mas por norma a decisão não varia muito. Os portugueses tendem a entregar mais vezes uma carteira que tenha dinheiro lá dentro do que se não tiver. Esta prática parece ser comum em maior parte dos países, revela um estudo sobre honestidade cívica publicado na revistaScience, que estudou o comportamento das pessoas, em 40 países, quando encontram uma carteira perdida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?