Sábado – Pense por si

Os mosquitos querem cerveja

Vanda Marques
Vanda Marques 09 de julho de 2015 às 13:26

Tem sangue tipo O, usa roupa preta ou azul escura e está grávida? Então está entre as pessoas mais irresistíveis para estes insectos. Novos estudos explicam porquê

Tomar banho é a defesa mais eficaz contra as picadas dos mosquitos. Porquê? Simples. Quando transpiramos produzimos dióxido de carbono e num instante tornamo-nos apetecíveis para os mosquitos. Jorge Atouguia, médico especialista em Infecciologia e Medicina Tropical e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante, explica que a amónia e o ácido láctico dão o alerta aos insectos. "O suor é composto por várias substâncias, que são transformadas pelas bactérias da pele em produtos voláteis – e estes chegam mais facilmente aos órgãos sensoriais dos mosquitos", revela à SÁBADO. E deixa um alerta: alho e vitamina B, contida na banana, não o protegem. Novos estudos indicam outros factores que o podem tornar irresistível para os mosquitos. Registe.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.