Sábado – Pense por si

O tesouro debaixo de Londres

Tiago Carrasco 13 de junho de 2015 às 10:00

Uma equipa de 60 arqueólogos trabalha seis dias por semana a analisar os mais de 2 mil cadáveres descobertos nas obras do metro. E há moedas portuguesas

Os trabalhos matinais nas escavações de Liverpool Street decorriam normalmente quando Nick Elston, de 56 anos, responsável pelo projecto arqueológico nas obras da rede ferroviária de Londres, se apercebeu do entusiasmo da sua equipa. Ao aproximar-se, um dos arqueólogos mostrou-lhe uma reluzente moeda de ouro portuguesa de 400 réis, datada de 1721, gravada com uma coroa e a cruz de Cristo e com a inscrição João V. "Encontraram-na no meio do lixo de uma fossa séptica, juntamente com louças e potes do mesmo período. Imagino a frustração da pessoa que perdeu aquela grande moeda de ouro", diz à SÁBADO o arqueólogo inglês do Museum of London Archeology.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.