Sábado – Pense por si

O sonderkommando Marcel sonhava vingar-se de Auschwitz numa carta

Leonor Riso
Leonor Riso 12 de outubro de 2017 às 20:35

"Todos sofremos coisas que a mente humana não consegue imaginar", escreveu este judeu grego. Papéis foram encontrados enterrados.

Em 1944, Marcel Nadjari vivia no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Este prisioneiro judeu, oriundo da Grécia, integrava os Sonderkommando: o grupo que se encarregava das cruéis tarefas de levar pessoas para as câmaras de gás e depois, de retirar os corpos de lá, até aos crematórios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?