Sábado – Pense por si

O que significam os novos dados da pobreza em Portugal?

Rita Bertrand
Rita Bertrand 26 de novembro de 2019 às 19:33

Especialistas explicam os números do INE relativamente a 2018 e alertam para o facto de o emprego "não ser uma salvaguarda em relação ao risco de pobreza".

Há uma descida constante, nos últimos quatro anos, da taxa de risco de pobreza em Portugal, mas "é pouco expressiva, só de 0,1% face a 2017" e na verdade "estamos na mesma ou até mais pobres, porque os indicadores mostram uma novidade, que é o facto de o emprego não ser uma salvaguarda em relação ao risco de pobreza", de acordo com Sérgio Aires, sociólogo especializado na área, atualmente a trabalhar como assistente parlamentar (do Bloco de Esquerda) em Bruxelas. Mais: "O desemprego diminuiu mas isso não teve um impacto positivo na erradicação da pobreza, devido ao aumento do trabalho precário em variados setores. Especialmente na área das telecomunicações, as empresas são muito rentáveis mas continuamente exploram os trabalhadores."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso