Sábado – Pense por si

"Nunca saímos de uma crise de forma igual"

André Santos 18 de abril de 2020 às 08:00

Historiadora e co-fundadora da Companhia das Letras, Lilia Moritz Schwarcz pega em oito grandes temas para descrever cinco séculos de autoritarismo no Brasil. Motivo de conversa telefónica em tempos de pandemia

Estudar o passado para entender o presente e alterar o futuro?Sobre o Autoritarismo Brasileirotorna esse motivo da História numa leitura pertinente, acessível a qualquer leitor. A mais recente obra de Lilia Moritz Schwarcz, doutorada em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com 62 anos, revela como a história não cura, mas pode mostrar-nos o caminho. Especialmente nos dias que correm.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.