Sábado – Pense por si

"Nunca saímos de uma crise de forma igual"

André Santos 18 de abril de 2020 às 08:00

Historiadora e co-fundadora da Companhia das Letras, Lilia Moritz Schwarcz pega em oito grandes temas para descrever cinco séculos de autoritarismo no Brasil. Motivo de conversa telefónica em tempos de pandemia

Estudar o passado para entender o presente e alterar o futuro?Sobre o Autoritarismo Brasileirotorna esse motivo da História numa leitura pertinente, acessível a qualquer leitor. A mais recente obra de Lilia Moritz Schwarcz, doutorada em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com 62 anos, revela como a história não cura, mas pode mostrar-nos o caminho. Especialmente nos dias que correm.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?