Sábado – Pense por si

“Nenhuma estrela Michelin vale que acabes com a tua vida”

Maria Espírito Santo 20 de novembro de 2019 às 15:42

Joachim Koerper começou a aprender tudo sobre cozinha há 50 anos - quando estrelou um ovo num Campingaz. Leia a entrevista de vida feita ao chef do Eleven no dia em que serão conhecidos os novos premiados.

Primeiro ajeita a jaleca. Logo se senta e, de cara séria, pergunta: "O que quer saber?" Arrancamos com a rigidez tipicamente alemã que dá lugar à descontração mediterrânica à boleia de antigas memórias. Da primeira vez que estrelou um ovo, num Campingaz, algures na Alemanha do interior, à primeira vez que ganhou uma estrela Michelin, no sudoeste espanhol: o chef Joachim Koerper leva-nos numa viagem pelo percurso que desemboca em Lisboa, com o Eleven, aquele que foi um dos primeiros restaurantes de alta-cozinha na capital e que comemora, em novembro, 15 anos de vida. O chef de 66 anos, que começou a aprender tudo sobre cozinha há 50, recorda os momentos mais marcantes: como aquela vez em que Christina Onassis (filha do bilionário que casaria com Jackie Kennedy) lhe pediu um fondue de queijo… com Coca-Cola.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.