Sábado – Pense por si

“Marte não presta para viver”

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 25 de novembro de 2022 às 20:00

Era para durar 90 dias, mas a sonda da NASA acabou a explorar o planeta vermelho durante quase 15 anos. O filme "Good Night Oppy", que estreia esta semana na Amazon Prime, conta a sua história.

A 25 de janeiro de 2004 chegava a solo marciano o rover Opportunity. Três semanas antes, a sua irmã, Spirit, já tinha aterrado noutra zona do planeta vermelho. E começava aqui uma das mais fascinantes aventuras da NASA. A agência espacial norte-americana tinha passado anos a construir duas sondas que iam procurar provas da existência de água em Marte, e para isso teriam 90 dias, a esperança de vida estimada dos robôs. Mas essa busca estendeu-se por quase 15 anos. Uma odisseia agora contada em filme – Good Night Oppy – e partilhada com a SÁBADO por alguns dos protagonistas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.