Sábado – Pense por si

Margot Honecker, a dama de ferro da RDA (1927-2016)

Dulce Neto
Dulce Neto 13 de maio de 2016 às 17:13

A Bruxa Roxa não era só a mulher do chefe que ergueu o Muro de Berlim. Ministra da Educação, levou armas e treino militar para as escolas e terá separado milhares de famílias dissidentes com as adopções forçadas dos filhos dos "inimigos do Estado"

A mangueira do jardim não servia apenas para regar as flores. Transformava-se numa arma eficaz para afastar jornalistas alemães que voavam para o Chile numa tentativa de falar com Margot Honecker. Ela podia ser já octogenária, mas ainda disparava contra eles água e insultos. Jurara não falar à imprensa alemã. Quebrou o silêncio em 2012, depois de escrever um livro sobre a educação popular na então República Democrática Alemã (RDA).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.