Sábado – Pense por si

Leonardo, 13 anos, esteve oito dias nos cuidados intensivos com covid

Lucília Galha
Lucília Galha 27 de fevereiro de 2021 às 10:00

Sérgio Leonardo esteve entubado e ventilado, a lutar pela vida. O vírus provocou uma resposta imunitária no seu corpo que quase o matou. Sobreviveu, mas tem muito medo de adoecer outra vez: "Queria sair dali e correr para casa".

A porta dos Cuidados Intensivos abriu-se e um auxiliar saiu com um saco de plástico na mão. Trazia a roupa do seu filho, com as meias e as cuecas por cima. Gisela Silva ficou em choque quando lho entregaram. Disse, desesperada: "O meu filho está nu, o meu filho vai ter frio, por favor vistam-lhe a roupa." Só naquele momento se apercebeu da gravidade da situação. Sérgio Leonardo, de 13 anos, entrara para aquela unidade uns minutos antes e a mãe achou que seria temporário – só para ser examinado com maior cuidado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.