Sábado – Pense por si

Jovens com doenças de velhos

Lucília Galha
Lucília Galha 13 de março de 2024 às 23:00

É raro aparecerem tão cedo, mas não é impossível. Há artrites em bebés e doenças autoimunes, como o lúpus, que se manifestam logo na adolescência.

Eu nem sabia o que era um AVC”, contou à SÁBADO Frederico Augusto numa conversa via Zoom, a partir de Valongo, onde vive. Tinha apenas 24 anos quando lhe aconteceu. Já Fabíola Costa nunca imaginou que a filha, de 1 ano, pudesse ter “uma doença de idosos” – o pai entrou mesmo em negação. “Só dizia: ‘Essa doença não existe numa criança’”, conta. Estas cinco histórias têm uma coisa em comum: o diagnóstico de uma doença crónica na infância ou na adolescência. Condições que raramente se associam a estas faixas etárias – porque é mesmo mais raro –, mas ainda assim pode acontecer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.