Sábado – Pense por si

Investigação SÁBADO. Nestas aldeias beberam água contaminada

Ana Leal
Ana Leal 02 de fevereiro de 2024 às 08:00

Os autarcas do concelho de Moncorvo ignoraram os alertas das autoridades e não avisaram a população dos riscos. O laboratório, que atestava a qualidade da água, está a ser investigado.

Foram muitos os alertas feitos ao poder local a confirmarem perigo para a saúde pública. O Ministério Público chegou a interpor uma providência cautelar falando em “consequências imprevisíveis e eventualmente fatais” para as populações de Souto da Velha, Felgar e Carvalhal. Estas são as únicas freguesias do Concelho de Moncorvo que ficaram fora das Águas do Interior Norte (ADIN) que, por força da lei, tem a gestão dos Serviços Municipais de abastecimento público da água de todas as outras freguesias, garantindo desta forma a qualidade da água.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.