Sábado – Pense por si

Implante elétrico melhora a vida dos pacientes com Parkinson

Vanda Marques
Vanda Marques 03 de maio de 2019 às 07:00

É um dos tratamentos mais eficazes, apesar de só se destinar a cerca de 10% dos casos. Falámos com um médico e uma doente que até salvou a família do incêndio de Pedrógão

Se lhe dissermos que uma doente com Parkinson salvou a família do incêndio de Pedrógão Grande, irá duvidar. Mas a verdade é que Maria Alice Vitorino - que descobriu que tinha Parkinson em 1995 - apagou o fogo perto da sua casa com uma mangueira. "Estava tudo a arder, não havia forma de chegarem bombeiros pelas estradas, mas consegui salvar tudo", explica à SÁBADO. "Estava a chegar aqui [Cernache do Bonjardim] e estava com o meu pai em casa, que já estava a dormir. E a minha mãe estava em casa de um irmão, aqui perto também. Ninguém os podia acudir porque estavam todos a tentar salvar as suas casas. Estava tudo cercado de chamas e tive de apagar o fogo à volta da nossa casa com uma mangueira para nos salvar a nós e aos animais." 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?