Família-poupança ensina crianças a fazer crescer dinheiro

Família-poupança ensina crianças a fazer crescer dinheiro
Raquel Lito 01 de julho de 2018

A aprendiz tem 9 anos e já fala em planos de reforma. Os quatro irmãos aprendem com ela, enquanto os pais acabam de reeditar um manual (gratuito) sobre o tema.


Maria é uma perita (precoce) em poupanças. Com apenas 9 anos sabe mais de literacia financeira do que muitos adultos: já fala em planos de reforma; consegue multiplicar dinheiro (com vendas de pulseiras e pompons no colégio, depois entrega o lucro à professora para dar aos pobres); gere a semanada de um euro com rigor; e poupa, poupa muito. Aprende com os pais, Mafalda e João Morais Barbosa, que a educam à semelhança do livro Como Ensinar os Meus Filhos a Poupar

O manual de 135 páginas é uma ferramenta útil para os pais que querem evitar miúdos viciados em gadgets ou dependentes de semanadas chorudas. João e Mafalda têm cinco filhos e são autores deste título, disponibilizando-o gratuitamente a partir desta quinta-feira (dia 28) no site da Reorganiza – a empresa criada por João em Maio de 2014 e especializada em renegociação de créditos. "Temos trabalhado em torno destes temas nos últimos anos e pareceu-nos que era chegado o momento, que também coincidiu com a certificação de coaching da Mafalda. Aliás, já começámos a adaptar outro livro, para crianças, que contamos em breve estar pronto para também oferecermos no site", explica à SÁBADO o co-autor. 

Desperdício é uma palavra proibida entre os Barbosa. Os mais novos aprendem a poupar com os mais velhos, mas há sempre mais para fazer quando apertar o cinto é encarado como um desafio. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais