Sábado – Pense por si

Enchentes, acidentes e demasiadas moedas: há 60 anos abriu o metro de Lisboa

Susana Lúcio
Susana Lúcio 30 de dezembro de 2019 às 15:44

A 30 de Dezembro de 1959, milhares de lisboetas fizeram fila para estrear o metropolitano. Venderam-se tantos bilhetes que os funcionários passaram a noite a contar moedas. E, no dia seguinte, muitos passaram o Fim de Ano nas carruagens.

Às 3h da última quarta-feira de 1959, dia 30, já havia fila à porta das estações do Metropolitano de Lisboa. Os lisboetas estavam mortos de curiosidade. Há quatro anos que espreitavam pelos tapumes das obras e desesperavam com a confusão no trânsito que a construção do metropolitano provocava. Todos queriam ser os primeiros a experimentar o comboio subterrâneo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?