Sábado – Pense por si

Eitan sobreviveu ao acidente que matou a família. Agora vive uma batalha judicial

Joana Fonseca com Leonor Riso 18 de setembro de 2021 às 10:00

O menino de seis anos foi alegadamente raptado pelo avô e levado para Israel meses após o acidente que vitimou a sua família.

Eitan Biran tem seis anos e é o único sobrevivente do acidente de teleférico de Stresa-Mottarone, Itália, que se deu a 23 de maio deste ano. Os pais e o irmão de dois anos morreram e, quatro meses depois, o avô materno e a sua tia paterna lutam pela custódia de Eitan.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.