Sábado – Pense por si

Demasiadas horas no tablet causam miopia?

Dina Arsénio 01 de outubro de 2018 às 11:50

A relação não é directa mas é ponto assente que a visão dos miúdos sofre com tantos ecrãs. Brincar ao ar livre é uma forma de prevenção

Brincar às escondidas, à macaca, à "cabra cega", aos berlindes, a lista de brincadeiras de rua é infinita, mas as novas tecnologias vieram para ficar e, por isso mesmo, as crianças passam os dias fechados em casa a ver filmes no tablet ou a jogar no telemóvel. Mas será que o facto de estarem tanto tempo agarrado a estes dispositivos electrónicos aumenta o risco de desenvolver a miopia? Rita Dinis da Gama, oftalmologista do Hospital da Luz de Lisboa (HLL) diz que não existe uma relação directa. "Não está demonstrado que assim seja, há uma relação, mas não é uma relação directa", afirma Rita Dinis da Gama à SÁBADO. E acrescenta: "Já se mostrou, por exemplo, que as crianças que estão na escola aumentam mais a miopia do que quando estão de férias e, também já se mostrou que a miopia aparece menos em crianças que passam mais tempo ao ar livre do que em aquelas que estão mais fechadas em casa. Aqui há um mecanismo indirecto dos tablets, portanto as crianças estão mais fechadas em casa logo usam mais os tablets."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.