Sábado – Pense por si

Crítica de Cinema: Comportem-se como adultos

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos 02 de dezembro de 2019 às 15:52

Costa-Gravas "escreve e dirige esta autópsia da "ambiguidade construtiva" que torrou os helénicos em lume brando", escreve o crítico

Baseado nas memórias políticas de Yanis Varoufakis, o polémico ministro das Finanças da primeira fase do governo grego do Syriza, é uma sátira tensa do estrangulamento da Grécia pelas instâncias comunitárias e pelas potências europeias (lideradas de forma pouco democrática por Wolfgang Schläube) através do célebre Memorando de Entendimento - também levámos com um - a partir de 2015. Os resistentes (australianos e neozelandeses), como se a guerra fosse um ritual de passagem para a idade adulta. O veterano Costa-Gavras, que quase inventou sozinho o thriller político, da obra-primaZ - A Orgia do Poderaos obrigatóriosEstado de SítioeMissing - Desaparecido, escreve e dirige esta autópsia - a ser visionada com as devidas reservas pela altivez caviar de Varoufakis - da "ambiguidade construtiva" que torrou os helénicos em lume brando, culminando numa deliciosa sirtaki, feita dança do poder em Bruxelas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.