Sábado – Pense por si

Cláudio Torres: "Mértola tornou-se grandiosa porque houve aqui uma corrida ao ouro há 2700 anos"

Carlos Torres
Carlos Torres 24 de fevereiro de 2018 às 08:00

"A arqueologia dá-nos a história pela tripa", diz Cláudio Torres. O especialista em cultura islâmica fala da lenta conversão dos cristãos e do repovoamento da Península Ibérica.

Cláudio Torres contorna uma parede em ruínas no bairro almóada do século XII, junto ao castelo de Mértola, e ao desviar-se de um buraco avisa o fotógrafo da SÁBADO: "Cuidado para não cair na latrina". A seguir, ri-se e exclama: "Só o estou a alertar para não se aleijar, porque essa latrina tem centenas de anos, já só há merda fossilizada. Mas essa merda é muito importante, porque ajuda-nos, por exemplo, a perceber o que é que as pessoas comiam ou que tipo de castas de uvas é que existiam aqui".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.