Sábado – Pense por si

Cláudio Torres: "Mértola tornou-se grandiosa porque houve aqui uma corrida ao ouro há 2700 anos"

Carlos Torres
Carlos Torres 24 de fevereiro de 2018 às 08:00

"A arqueologia dá-nos a história pela tripa", diz Cláudio Torres. O especialista em cultura islâmica fala da lenta conversão dos cristãos e do repovoamento da Península Ibérica.

Cláudio Torres contorna uma parede em ruínas no bairro almóada do século XII, junto ao castelo de Mértola, e ao desviar-se de um buraco avisa o fotógrafo da SÁBADO: "Cuidado para não cair na latrina". A seguir, ri-se e exclama: "Só o estou a alertar para não se aleijar, porque essa latrina tem centenas de anos, já só há merda fossilizada. Mas essa merda é muito importante, porque ajuda-nos, por exemplo, a perceber o que é que as pessoas comiam ou que tipo de castas de uvas é que existiam aqui".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?