Sábado – Pense por si

Anjos, Joana Marques e José Sócrates: A ré declara-se culpada de entretenimento com casos de tribunal

15 de julho de 2025 às 11:56
As mais lidas

No último mês, o caso que opôs Joana Marques e Anjos e a Operação Marquês prenderam a nossa atenção com liveblogs ao minuto nos jornais nacionais. É essencial saber o que se passa nos tribunais, mas será problemático fazer disso entretenimento?

Toda a vez que abri um liveblog do julgamento que ouvi: O Big Show está no ar/ é nele que eu vou me ligar. A música não se ficava pelos primeiros versos do genérico do Big Show Sic. Continuava até conseguir fazer os 100 metros obstáculos de banners dos jornais online. Só parava quando começava a ler o texto, mas em vez de terminar com os icónicos trompetes do refrão, ouvia-se Sérgio Rosado a chamar os canhões do hino nacional: bom bom boom bomm boooom. Foi assim que soube que esta banda sonora era uma invenção da minha cabeça.

@joanamarquespic/@anjosoficialpt/Getty Images

Leia mais na Máxima.

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.