Sábado – Pense por si

Alain: um coração na voz de Amália

Miriam Assor
Miriam Assor 19 de outubro de 2020 às 07:00

A amizade com o artista deu origem a alguns dos maiores sucessos da fadista, que causaram chiliques aos puristas.

"Você, Amália, sabe cantar tudo; possui o instinto de saber tudo." É desta forma que Alain Oulman resume a ligação musical com a fadista. Mas o responsável por alguns dos maiores êxitos de Amália Rodrigues teve resposta à altura. "Eu tive o grande destino de ter conhecido o Alain." E mais lhe diz: "O Alain realmente tem dentro da sua alma um fado e se não tivesse eu não o teria cantado, por muito culto que o Alain fosse. Eu não o teria cantado se você, Alain, não tivesse dentro de si a tal coisinha que tinha Camões: fado." O encontro foi num tributo que Lisboa fez a Amália no Teatro São Luís.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.