Sábado – Pense por si

A mulher que lutou com Mandela e caiu em desgraça

Susana Lúcio
Susana Lúcio 02 de abril de 2018 às 20:14

Winnie Mandela criou as filhas num constante assédio policial durante os 27 anos em que o então marido, Nelson Mandela, esteve preso. Foi presa, torturada e acabou afastada da vida pública depois de ser acusada da morte de um adolescente de 14 anos. Morreu hoje aos 81 anos.

Aos 20 anos, Nomzamo Winifred Zanywe Madikizela era uma jovem promissora licenciada em serviço social a quem tinha sido concedido uma bolsa de estudo nos Estados Unidos. Mas, a sua vida mudou totalmente quando em 1958 se apaixonou e casou-se com o activista e advogado Nelson Mandela. Poucos meses depois, estava grávida e presa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.