Sábado – Pense por si

A mulher que lutou com Mandela e caiu em desgraça

Susana Lúcio
Susana Lúcio 02 de abril de 2018 às 20:14

Winnie Mandela criou as filhas num constante assédio policial durante os 27 anos em que o então marido, Nelson Mandela, esteve preso. Foi presa, torturada e acabou afastada da vida pública depois de ser acusada da morte de um adolescente de 14 anos. Morreu hoje aos 81 anos.

Aos 20 anos, Nomzamo Winifred Zanywe Madikizela era uma jovem promissora licenciada em serviço social a quem tinha sido concedido uma bolsa de estudo nos Estados Unidos. Mas, a sua vida mudou totalmente quando em 1958 se apaixonou e casou-se com o activista e advogado Nelson Mandela. Poucos meses depois, estava grávida e presa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.