Sábado – Pense por si

A lampreia está em perigo

Lucília Galha
Lucília Galha 16 de abril de 2025 às 23:00

Resistiu aos dinossauros, mas pode não sobreviver à ação humana. Um projeto com fundos europeus vai intervir no rio Mondego para ajudar a preservar o animal – e a iguaria.

É uma espécie com um historial evolutivo invulgar: há registos fósseis de lampreias com mais de 280 milhões de anos. A tradição da iguaria não fica atrás: serviu a mesa de gregos e de imperadores romanos; no Condado Portucalense, D. Teresa, mãe de Afonso Henriques, estabelecia privilégios para a sua apanha no rio Minho; e até Camões e Eça de Queiroz mencionaram este peixe primitivo nas suas obras. Daí que se coloque a pergunta: como é que uma espécie que resistiu à extinção dos dinossauros pode agora estar em perigo de desaparecer?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.