Sábado – Pense por si

A lampreia está em perigo

Lucília Galha
Lucília Galha 16 de abril de 2025 às 23:00

Resistiu aos dinossauros, mas pode não sobreviver à ação humana. Um projeto com fundos europeus vai intervir no rio Mondego para ajudar a preservar o animal – e a iguaria.

É uma espécie com um historial evolutivo invulgar: há registos fósseis de lampreias com mais de 280 milhões de anos. A tradição da iguaria não fica atrás: serviu a mesa de gregos e de imperadores romanos; no Condado Portucalense, D. Teresa, mãe de Afonso Henriques, estabelecia privilégios para a sua apanha no rio Minho; e até Camões e Eça de Queiroz mencionaram este peixe primitivo nas suas obras. Daí que se coloque a pergunta: como é que uma espécie que resistiu à extinção dos dinossauros pode agora estar em perigo de desaparecer?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.