Sábado – Pense por si

A mensagem revolucionária de Jesus

Vanda Marques
Vanda Marques 16 de abril de 2025 às 23:00

Não discriminou homossexuais, nem falou contra as mulheres em lugares de poder. Condenava a corrupção e a hipocrisia. Defendia que até os inimigos devíamos amar. Mas em seu nome fizeram-se guerras que ele não aprovaria. Afinal que palavras nos deixou?

Nunca escreveu uma carta. Tudo o que chegou até nós deste homem, com pouco mais de 1,60m, foi recolhido por Mateus, Marcos, Lucas e João, que escreveram os Evangelhos depois de Jesus morrer crucificado. Com parábolas e metáforas, o seu discurso era para ser ouvido. A partir dos 30 anos, este carpinteiro falou para multidões e pregou a igualdade. Tinha uma urgência em partilhar a sua mensagem. Mas quais eram as principais ideias do precursor de uma das maiores religiões do mundo, hoje com 2,3 mil milhões de seguidores?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.