A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Quem é Khalil Al-Hayya, o principal alvo de Israel no ataque ao Qatar?
Hayya entrou para o Hamas com apenas 27 anos e hoje é o líder e principal negociador do grupo. Apesar de relatos darem conta da sua morte, terá escapado a mais um ataque israelita.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram esta terça-feira um ataque contra a liderança do Hamas em Doha, no Qatar, e segundo a agência de notícias Reuters o alvo seria o atual líder do grupo terrorista, Khalil Al-Hayya, que assumiu a liderança após a morte dos seus antecessores Ismail Haniyeh e Yahya Sinwar. A sua morte chegou a ser noticiada, mas as confirmações oficiais dizem apenas que quem morreu no ataque foram o seu filho e o chefe de gabinete.
Khalil Al-Hayya, líder do Hamas, alvo de ataque israelita, negociador em Gaza
AP Photo/Khalil Hamra
Quem é Khalil Al-Hayya?
Khalil Al-Hayya nasceu na Faixa de Gaza em 1960. Na década de 1980 juntou-se à Irmandade Muçulmana - o movimento islâmico sunita a partir do qual nasceu o Hamas - e com ele entraram também para o grupo Haniyeh e Sinwar, segundo fontes do Hamas citadas pela Reuters. Sete anos depois de ter entrado para a Irmandade Muçulmana juntou-se ao Hamas. Tinha então 27 anos. Até há pouco tempo, Hayya integrava um conselho de liderança composto por cinco membros, mas desde que o antigo líder Haniyeh foi morto por Israel, em julho de 2024, que o principal negociador no Hamas é considerado a figura mais influente dentro do grupo extremista. Hayya tem estado, alegadamente, envolvido nos esforços do Hamas para tentar chegar a um acordo com Israel e terminar com a guerra em Gaza e o mesmo aconteceu em 2014 quando teve um papel fundamental no fim do conflito. Anteriormente, também já havia acompanhado Haniyeh a Teerão, capital iraniana, para uma visita, que aconteceu em julho - no mesmo mês em que o antigo líder foi assassinado. Segundo a Reuters, Hayya chegou a ser detido várias vezes por Israel na Faixa de Gaza e é aqui que hoje permanece exilado.Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Terrorismo
Conflito guerra e paz
Morte
Forças armadas
Hamas
Israel
Catar
Faixa de Gaza
Gaza
Yahya Sinwar
Bashar al-Assad
Artigos recomendados
As mais lidas
Albufeira. Presidente da câmara do Chega nomeia irmã
22 de janeiro de 2026 às 12:43Marco Alves
Tem “orgulho” em ser amiga de Mário Machado e é apoiante do Chega: a advogada brasileira que defende o grupo 1143
26 de janeiro de 2026 às 13:37Renata Lima Lobo
Chega. "Tachos" para namorada do vereador e filha de dirigente provocam cisão
27 de janeiro de 2026 às 23:00Alexandre R. Malhado
Que bem se está na Margem Sul
21 de janeiro de 2026 às 23:00Luísa Oliveira
Miguel Milhão investe 264 mil euros num novo jornal
23 de janeiro de 2026 às 07:00Diogo Barreto