Secções
Entrar

Países Baixos: homem condenado por remover preservativo sem consentimento

Débora Calheiros Lourenço 15 de março de 2023 às 09:59

Tribunal condenou-o por stealthing. Em Portugal, a lei não prevê estes casos em que a penetração é consentida, mas retirar a proteção, não.

Nos Países Baixos, um homem de 28 anos foi condenado a três meses de pena suspensa de prisão e a pagar uma multa de mil euros por remover o preservativo durante o ato sexual sem a sua parceira saber.

Corbis/VCG/Getty Images

Numa fase inicial do processo, o homem foi também acusado de violação, no entanto, acabou por ser absolvido uma vez que a penetração em si foi consentida. O que a parceira tinha referido não querer era relações sexuais sem proteção.

O tribunal de Roterdão condenou-o porstealthing(como o ato já é conhecido em inglês), uma vez que foi provado que removeu o preservativo sem aviso nem consentimento.

O tribunal concluiu que o homem tinha exposto a sua parceira "à possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis, bem como a uma gravidez indesejada". Para isso, o tribunal teve acesso às mensagens do WhatsApp entre o suspeito e a vítima no momento após estes terem relações sexuais. A vítima encontrava-se preocupada com a situação, mas o jovem desvalorizou-a referindo: "Tu ficas bem".

Casos semelhantes já tinham levado a condenações em países como Alemanha, Suíça e Nova Zelândia onde, tal como no Reino Unido, o Código Penal considera a remoção do preservativo sem consentimento como uma violação.

Nos Países Baixos, assim como em Portugal, a lei ainda não prevê casos em que a penetração é consentida mas a retirada do preservativo não, pelo que este está a ser considerado um caso pioneiro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela