Secções
Entrar

Os primeiros turistas já andaram no espaço

Beatriz Rainha com Ana Bela Ferreira 12 de setembro de 2024 às 14:46

É considerada a missão mais perigosa realizada pela Space X e até agora apenas astronautas governamentais com anos de treino tinham realizado caminhadas espaciais.

Esta quinta-feira, dois astronautas realizaram a primeira caminhada espacial privada. A missão Polaris Dawn, considerada a mais arriscada da empresa até à data, é mais um passo ambicioso da SpaceX, liderada por Elon Musk, para avançar no campo dos voos espaciais comerciais. Ao sair da cápsula, o bilionário Jared Isaacman não perdeu a oportunidade de deixar as suas impressões gravadas para a posteridade: "Em casa todos temos muito trabalho para fazer, mas vista daqui a Terra parece um mundo perfeito".

REUTERS/Joe Skipper

Jared Isaacman, de 41 anos, piloto e fundador da empresa de pagamentos eletrónicos Shift4, está a financiar a missão Polaris, tal como fez com a missão Inspiration4 em 2021. Embora não tenha revelado o custo total, estima-se que ascenda a centenas de milhões de dólares, com o preço de cada lugar na Crew Dragon a rondar os 55 milhões de dólares. Juntaram-se a ele, o ex-tenente-coronel da Força Aérea dos EUA Scott Poteet e duas engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis. Esta última também saiu da cápsula para flutuar no espaço. 

A missão da cápsula Crew Dragon começou na madrugada de terça-feira, altura em que foi lançada na Flórida.

A caminhada espacial teve transmissão ao vivo e foi possível ver-se dois astronautas a sair da Crew Dragon, enquanto os outros dois permaneceram no interior. A cápsula posicionada a 700 km de altitude, foi completamente despressurizada e a tripulação dependeu dos novos fatos espaciais desenvolvidos pela SpaceX para receber oxigénio. 

Na quarta-feira, a Crew Dragon orbitou a Terra várias vezes, a altitudes que variaram entre 190 km e 1.400 km, a maior distância que os humanos viajaram no espaço desde a última missão Apollo em 1972.

Posteriormente, a nave ajustou a sua órbita para atingir a altitude de 700 km e preparou a pressão interna para a caminhada espacial, oficialmente designada Atividade Extraveicular (EVA). Durante a caminhada espacial, Isaacman e Gillis sairam da cápsula, mantendo-se ligados por uma linha de oxigénio, enquanto Poteet e Menon permaneceram a bordo.

Até agora, apenas astronautas governamentais com anos de treino realizaram caminhadas espaciais. Desde 2000, ocorreram cerca de 270 caminhadas na Estação Espacial Internacional (ISS), enquanto a China completou 16 na sua estação espacial Tiangong.

A equipa Polaris passou mais de dois anos e meio em treino intensivo, incluindo simulações e preparação em ambientes adversos. Poteet descreveu o treino para esta missão como mais exigente do que qualquer experiência militar anterior.

Durante a missão, os astronautas também servirão como sujeitos em diversos estudos científicos sobre os efeitos do espaço profundo no corpo humano, complementando décadas de investigação realizada com astronautas da ISS.

A cápsula Crew Dragon, a única atualmente em operação nos EUA com capacidade de transportar astronautas para o espaço e de os trazer de volta, já completou mais de uma dúzia de missões tripuladas desde 2001, principalmente em parceria com a NASA.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela