Sábado – Pense por si

Provedoria Municipal dos Animais quer sinalizar as colónias de gatos

Beatriz Rainha com Ana Bela Ferreira 14 de setembro de 2024 às 10:00

O objetivo é assinalar a presença de colónias de gatos em diversas zonas da cidade, permitindo que, em emergências, as autoridades e os residentes saibam onde estão localizados estes grupos de animais e como proceder para garantir a sua segurança.

A Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa emitiu uma recomendação para a criação de sinalética especial que identifique as colónias de gatos de rua na cidade, visando melhorar a proteção dos animais em situação de emergência, como catástrofes naturais. Em conversa com aSÁBADO, o provedor municipal Pedro Paiva explicou que esta medida se insere no âmbito daquilo que é o programa CED, que visa o controlo populacional de gatos de rua através da captura, esterilização e devolução ao seu habitat original. Atualmente, estima-se que existam 12 mil gatos em mais de 1.500 colónias na cidade de Lisboa, muitas delas compostas por mais de 100 animais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.