Secções
Entrar

Neta de Kennedy sofre de um cancro em fase terminal: "Acrescentei uma nova tragédia à família"

Isabel Dantas 23 de novembro de 2025 às 10:04

Tatiana Schlossberg, de 35 anos, deixou críticas ao primo Robert F. Kennedy Jr, secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

Tatiana Schlossberg, neta do antigo presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, revelou num artigo que publicou na revista 'The New Yorker' que sofre um cancro em fase terminal e que os médicos lhe dão apenas um ano de vida. No mesmo artigo, publicado no dia em que se assinalou o 62.º aniversário do assassinato de Kennedy, Tatiana deixou críticas ao primo, Robert F. Kennedy Jr, atual secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Tatiana Schlossberg, neta de Kennedy, foi diagnosticada com uma leucemia mieloide aguda AP
Com apenas 35 anos, a jornalista ambiental - filha de Caroline Kennedy e de Edwin Schlossberg - contou que foi diagnosticada em maio do ano passado. Depois do nascimento do seu segundo filho, foi-lhe detetada uma elevada contagem de glóbulos brancos no sangue, que depois veio a revelar-se uma leucemia mieloide aguda (LMA) com uma rara mutação genética, habitualmente encontrada em pessoas mais velhas.  Tatiana sujeitou-se a várias sessões de quimioterapia e dois transplantes de medula - o primeiro com células da irmã e o segundo de um dador anónimo -, tendo ainda participado em vários ensaios clínicos. "No último, o médico disse talvez conseguisse manter-me viva por um ano."  "Durante toda a minha vida tentei ser uma boa pessoa, uma boa aluna, uma boa irmã, uma boa filha e proteger a minha mãe, nunca a deixando perturbada ou irritada. Agora, acrescentei uma nova tragédia à vida dela, à vida da nossa família, e não há nada que eu possa fazer para o impedir", escreveu, acrescentando temer que a filha mais nova não se lembre da mãe.  A neta de Kennedy deixou também críticas ao primo, explicando que as medidas que toma enquanto secretário de Saúde e Serviços Humanos prejudicam os doentes com cancro. "À medida que fui passando cada vez mais tempo sob os cuidados de médicos, enfermeiros e investigadores que se esforçavam por melhorar a vida de outras pessoas, vi o Bobby cortar quase meio bilião de dólares da investigação de vacinas de mRNA, uma tecnologia que poderia ser utilizada contra certos tipos de cancro."
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela