Secções
Entrar

Apagão: Quanto tempo dura a comida no congelador e no frigorífico?

Sónia Bento 28 de abril de 2025 às 17:15

Um congelador cheio manterá uma temperatura segura durante aproximadamente 48 horas, e 24 horas se estiver meio cheio. No frigorífico, os alimentos duram entre quatro e seis horas, desde que se evite abrir as portas.

A Península Ibérica está a sofrerum apagão massivocomo nunca se viu. Em Portugal, às 11h33 (12h33 em Espanha), houve um corte de energia, ainda sem explicação. A situação está a gerar alguma ansiedade, uma vez que não se sabe ainda quando estará reposta a normalidade. Uma das questões mais preocupantes é com os alimentos. Os supermercados continuam a funcionar graças aos geradores, o que não acontece nas casas.

Quanto tempo dura a comida no congelador se não houver eletricidade? Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), um congelador cheio manterá uma temperatura segura durante aproximadamente 48 horas, e 24 horas se estiver meio cheio. O mesmo organismo garante que a comida pode voltar a congelar-se de forma segura se contiver cristais de gelo ou estiver nos 4ºC de temperatura, ainda que se deva verificar a qualidade dos alimentos.

No frigorífico, os produtos frescos podem conservar-se entre quatro e seis horas, mas há que evitar abrir as portas para manter a temperatura interna o máximo de tempo possível. Se a duração do apagão for superior a quatro horas é mais seguro deitar fora alimentos, como carne de vaca, de aves, peixe ou ovos que estiverem no frigorífico.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela