Sábado – Pense por si

Farrobodó: aqui come que nem um rei

Inês Mendes Oliveira 16 de agosto de 2017 às 20:00

Regada de azeite, a salada de polvo é um dos petiscos para partilhar. A carta foi criada pela chef Susana Tomás, ali desde a abertura do Palácio

A escadaria que se sobe para chegar ao Farrobodó, o novo restaurante do Palácio Chiado, em Lisboa, já foi pisada pelo conde que deu significado à expressão "forrobodó". Antes de ter sido reconvertido e alugado, o Palácio Quintela era o lar de Joaquim Pedro de Quintela, o primeiro conde de Farrobo. Com ele terá nascido a expressão "forrobodó" - é que, acima de tudo, o conde era umbon vivant, adepto de grandes festas e saraus animados frequentados pela nobreza lisboeta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.