O novo podcast da Casa da América Latina é uma parceria com a revista SÁBADO Viajante. Raquel Marinho leva-nos de viagem com figuras públicas que têm muito para contar. Tudo começa com a escritora Lídia Jorge.
O dia 1 de fevereiro marca o início de mais uma parceria da Casa da América Latina (CAL) com a revistaSÁBADO Viajante. Depois do concurso de fotografia "Eu Fiz o Mochilão na América Latina", chega a vez do podcast "Eu Já Fui à América Latina. O rosto do projeto vai ser Raquel Marinho, diretora de comunicação da Casa da América Latina, antiga jornalista da SIC e grande divulgadora da poesia portuguesa. O objetivo destas conversas é conhecer as experiências de viagem de figuras públicas portuguesas nos países latino-americanos. Esta é uma região do planeta pautada pela diversidade cultural e geográfica e nela podem viver-se momentos inesquecíveis que serão agora partilhados por convidados muito especiais.
A premiada escritora Lídia Jorge é a primeira personalidade portuguesa a partilhar a sua experiência na América Latina. Escolheu a Argentina como destino, um país especial em termos de afetos familiares e de cultura. Da histórica inflação no país até ao tango, passando pela gastronomia, literatura e sociedade, a conversa é uma boa oportunidade para conhecer melhor a autora deA Costa dos Murmúrios. Na lista de convidados para os próximos episódios estão, por exemplo, a cantora Capicua e o escritor José Luís Peixoto.
Raquel Marinho é clara quanto ao objetivo do projeto: "Queremos fazer a aproximação dos portugueses à América Latina, saber o que pensam, as suas histórias, os seus pontos de vista. Estas pessoas são os nossos olhos."
A ideia para a parceria entre a Casa da América Latina e aSÁBADO Viajantesurgiu no segundo semestre de 2023, inspirada pela já existente cooperação entre ambas as partes no concurso fotográfico "Eu Fiz o Mochilão na América Latina" (cujos vencedores são anualmente anunciados na Bolsa de Turismo de Lisboa). A inspiração para as entrevistas em formato podcast vem de um programa de rádio online, "Um Mar com Outro Nome", da autoria da atual Diretora de Comunicação da CAL, e o desejo de chegar a um público mais vasto - "A ideia de jornalismo do modelo tradicional está ultrapassada, os tempos mudaram. É preciso trabalhar os conteúdos em várias plataformas, além de que ficam sempre disponíveis."
Cada episódio deste podcast quinzenal tem até 30 minutos de duração e o primeiro, com a escritora Lídia Jorge, fica disponível a 1 de fevereiro. Nos três seguintes dias, o podcast estará em exclusivo no site da revista SÁBADO, passando depois disso a serpartilhado pela Casa da América Latina nas restantes plataformas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.