"A situação é muito similar à de sábado, mas para pior" avisou o presidente da junta, Marco Martins
Uma casa ardeu devido ao incêndio na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, e outras habitações estão em perigo, avança oCorreio da Manhã. Os acessos à zona estão muito condicionados e várias famílias já foram retiradas das suas habitações. "Há casas ardidas. Uma moradia ardeu completamente e as habitações vizinhas ficaram chamuscadas. Cerca de 20 pessoas foram retiradas de casa por volta das 11h, em Vale Travessos, Melres. Há um idoso de 92 anos hospitalizado, que já tinha sido retirado da habitação por volta das 7h", descreveu o presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, José Andrade.
A Protecção Civil informou que estão 176 homens, 63 meios terrestres e dois meios aéreos a combater as chamas.
O presidente da junta apelou a um reforço de meios da Protecção Civil, lamentando que o posto de comando ali instalado no sábado tenha sido retirado pelas 4h de hoje. "A situação é muito similar à de sábado, mas para pior, porque o fogo está mais pulverizado", disse o autarca.
Pelas 10h, o fogo "em povoamento misto", com "duas frentes activas", foi colocado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na lista de "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de protecção e socorro envolvidos".
Entretanto, a Câmara de Gondomar revelou à Lusa que a EN 108, em Melres, está cortada nos dois sentidos e pediu à população que não se desloque para a marginal e facilite os trabalhos dos bombeiros.
A autarquia, liderada por Marco Martins, apelou aos curiosos para que "deixem a via desimpedida e não procurem qualquer espaço, nomeadamente a marginal, para ver o incêndio" que, segundo revelou o presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, José Andrade, está a deixar em perigo "muitas habitações" nas povoações de Cimo de Vila, Vilarinho e Moreira.
"As coisas estão muito más", disseram à Lusa os Bombeiros Voluntários de Melres, sem disponibilidade para prestar mais informações devido ao elevado número de chamadas que estavam a receber.
Este fogo, que começou na tarde de sexta-feira, ameaçou no sábado as povoações de Vilarinho e de Moreira foi dado como dominado durante a madrugada de hoje. De acordo com dados da ANPC, o fogo estava, pelas 2h10 de hoje, "em resolução", continuando no terreno 159 operacionais.
Uma moradia ardeu e 20 pessoas foram retiradas em Gondomar
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.