NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Depósito contém cerca de 585 milhões de toneladas de minério, incluindo apatite mineral, que contém fósforo e outros elementos raros.
A mineira sueca LKAB anunciou hoje que encontrou o maior depósito de terras raras da UE no extremo norte do país, um depósito que representará uma "parte substancial das necessidades da Europa" para produzir veículos elétricos e turbinas eólicas.
REUTERS/Ints Kalnins
"Descobrimos o maior depósito de terras raras da Europa, e vamos continuar a explorar", disse Jan Moström, CEO (Chief Executive Officer) da LKAB, numa conferência de imprensa a partir do interior da mina de minério de ferro de Kiruna, no norte da Suécia.
A exploração inicial do depósito, chamado Per Geijer, sugere que contém 585 milhões de toneladas de minério, incluindo apatite mineral, que contém fósforo e outros elementos raros.
A LKAB acredita que um milhão de toneladas do depósito são óxidos, incluindo praseodímio ou neodímio, que são utilizados para produzir ímanes permanentes que são depois incorporados em veículos elétricos.
A concentração de terras raras encontradas é de 0,18% do volume de mineral armazenado, mas o seu grande volume torna potencialmente "rentável e sustentável" explorá-lo para o converter em metais para uso industrial, disse à EFE David Hognelid, chefe da estratégia de produtos especiais da LKBA.
A empresa já começou a preparar as galerias de acesso ao depósito, localizado a cerca de 700 metros da mina de ferro de Kiruna, para poder investigar "em profundidade e pormenor".
O chefe da LKAB previu que será necessário "um ou dois anos" para saber quando será possível começar a explorar estas reservas, o que, às taxas atuais, exigiria "dez ou quinze anos", mas está confiante de que pode ser acelerado.
O anúncio "mostra que existem conclusões importantes para a transição verde" e ajudará o bloco da UE a reduzir a sua dependência da China em relação a estes minerais essenciais para a eletrificação, disse a ministra da Energia e Indústria sueca, Ebba Busch, cujo país detém a Presidência do Conselho da UE durante os próximos seis meses.
Suécia anuncia que encontrou o maior depósito de terras raras da UE
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.