Meteorologista do IPMA explica que o mês de janeiro tem sido seco e em dezembro registaram-se poucos episódios de precipitação.
A semana que hoje começa vai continuar a ser de tempo seco em Portugal continental, situação que deverá manter-se pelo menos até sábado, e temperaturas a oscilar entre os -4 e os 14/15 graus, disse fonte do IPMA.
"Pelo menos até dia 21 ou 22 [sexta-feira ou sábado] continua-se a prever um cenário de tempo seco. Vai haver uma intensificação do vento a partir de quarta-feira, ficamos com sensação acrescida de frio, de desconforto térmico, mas não se prevê chuva", disse a meteorologista à agência Lusa Maria João Frada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A meteorologista explicou que o mês de janeiro tem sido seco e em dezembro registaram-se poucos episódios de precipitação.
Maria João Frada justificou o tempo seco com a existência de um bloqueio anticiclónico que impede a progressão normal nesta altura do ano das ondulações frontais associadas a depressões que vêm do Atlântico.
"Temos tido com muita frequência um anticiclone a noroeste do território ou sobre a Europa ocidental a estender-se em influência até a Península Ibérica ou eventualmente nas Ilhas Britânicas a estender a influência até à Madeira e um outro anticiclone a noroeste dos Açores. Tem sido um padrão muito constante e isto vai bloquear a passagem das depressões. Nos Açores pelo contrário, no intervalo destes dois anticiclones tem havido depressões e frentes e até tem chovido muito, mas tem ficado confinado aos Açores", explicou.
De acordo com Maria João Frada, trata-se de um padrão que tem sido uma constante este inverno e até no final do outono.
"Não me parece estar a mudar. Eventualmente para 23, mas ainda não podemos dizer porque falta muito tempo", realçou.
No que diz respeito às temperaturas, a meteorologista do IPMA indicou que não têm estado muito baixas, como é típico no inverno.
"Tivemos temperaturas acima da média, mas neste momento já baixaram um pouco para o que é habitual em janeiro, o mês mais frio", disse.
Segundo Maria João Frada, as temperaturas oscilam entre os -4 graus Celsius e os 14/15 graus e deverão manter-se assim.
Semana começa com continuação de tempo seco e máximas até 15 graus
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.