Sábado – Pense por si

Secretário de Estado da Educação promete orçamento de investimento no sector

João Costa criticou as políticas seguidas nos últimos anos.

O secretário de Estado da Educação afirmou hoje que o Orçamento de Estado de 2018 é de "investimento na educação", sem quantificar.

Falando aos jornalistas à margem de um simulacro de sismo na Costa de Caparica, João Costa indicou que, com o documento que será entregue hoje na Assembleia da República, se pretende "continuar a inversão do desinvestimento que houve na Educação, em diferentes sectores".

"É mais um elemento para reconstruir um edifício que foi muito delapidado nos últimos anos", resumiu.

João Costa indicou que o custo de medidas como a admissão de 3.500 professores terá que ser "trabalhado na especialidade" no parlamento.

Medidas como essa, obras em 200 escolas e a admissão de 200 psicólogos são medidas já tomadas que citou no sentido do "reinvestimento, em particular na escola pública".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.