Decisão nasce de um processo negocial "responsável e equilibrado".
Os setores da restauração e hotelaria assinaram a revisão dos contratos coletivos para 2026 com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE), prevendo um aumento salarial médio de cerca de 5%.
DR
De acordo com o comunicado divulgado esta terça-feira pela AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, os novos contratos preveem, entre outras alterações, a atualização das tabelas salariais de todas as categorias profissionais com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2026.
"Trata-se de uma valorização salarial transversal, superior aos 4,6% definidos em sede de Concertação Social para o próximo ano, sendo por isso um compromisso determinante para o reforço do salário médio", refere.
Na segunda-feira, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) também anunciou que tinha chegado a acordo com o SITESE para a revisão global do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), que prevê um aumento superior a 5% para o ano de 2026.
O entendimento agora alcançado com a AHRESP resulta de um processo negocial classificado como "responsável e equilibrado", tendo como objetivo melhorar as condições de trabalho e valorizar as carreiras, assegurando simultaneamente a sustentabilidade económica das empresas.
As negociações decorreram num contexto marcado "pelo aumento dos custos operacionais e escassez de mão de obra", sublinha.
Para a AHRESP, este acordo reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da restauração e do alojamento turístico, "promovendo relações laborais mais estáveis e ajustadas à realidade atual dos setores".
A associação adianta que divulgará em breve informação mais detalhada sobre o conteúdo das alterações acordadas, referindo que este entendimento com o SITESE "reflete uma postura de diálogo construtivo, transparente e responsável, essencial para reforçar a atratividade, a competitividade e a solidez destes setores estratégicos para a economia nacional".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.