Sábado – Pense por si

Resgatados oito tripulantes norte-coreanos de pesqueiro no Japão

24 de novembro de 2017 às 07:35
As mais lidas

O motor da embarcação avariou e acabaram por alcançar a costa, explicaram os pescadores.

Oito pescadores norte-coreanos que seguiam a bordo de um barco que alcançou a costa nordeste do Japão, alegadamente devido a uma avaria no motor, foram resgatados pelas autoridades, informou hoje o Governo japonês.

A embarcação de madeira e os tripulantes foram localizados pelas autoridades no porto da cidade de Yurihonjo, em Akita, após um telefonema, na noite de quinta-feira, de um morador da zona que viu "gente suspeita" a andar pela praia.

Os tripulantes resgatados, que se identificaram como norte-coreanos, explicaram que estavam a pescar quando o motor do barco avariou, tendo depois alcançado a costa, indicou o ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga.

Relativamente à repatriação para a Coreia do Norte dos pescadores, Yoshihide Suga adiantou que esse processo vai ser colocado em marcha quando for concluída a investigação da polícia e em conformidade com os resultados da mesma, estando a ser analisada a hipótese de pesca ilegal.

Em 15 de Novembro, a guarda costeira japonesa resgatou três pescadores norte-coreanos de um barco que naufragou no Mar do Japão, com 15 tripulantes a bordo.

Tóquio decidiu repatriar quase de imediato os três pescadores depois de terem expressado o desejo de voltar ao seu país.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?