Sábado – Pense por si

Resgatados oito tripulantes norte-coreanos de pesqueiro no Japão

O motor da embarcação avariou e acabaram por alcançar a costa, explicaram os pescadores.

Oito pescadores norte-coreanos que seguiam a bordo de um barco que alcançou a costa nordeste do Japão, alegadamente devido a uma avaria no motor, foram resgatados pelas autoridades, informou hoje o Governo japonês.

A embarcação de madeira e os tripulantes foram localizados pelas autoridades no porto da cidade de Yurihonjo, em Akita, após um telefonema, na noite de quinta-feira, de um morador da zona que viu "gente suspeita" a andar pela praia.

Os tripulantes resgatados, que se identificaram como norte-coreanos, explicaram que estavam a pescar quando o motor do barco avariou, tendo depois alcançado a costa, indicou o ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga.

Relativamente à repatriação para a Coreia do Norte dos pescadores, Yoshihide Suga adiantou que esse processo vai ser colocado em marcha quando for concluída a investigação da polícia e em conformidade com os resultados da mesma, estando a ser analisada a hipótese de pesca ilegal.

Em 15 de Novembro, a guarda costeira japonesa resgatou três pescadores norte-coreanos de um barco que naufragou no Mar do Japão, com 15 tripulantes a bordo.

Tóquio decidiu repatriar quase de imediato os três pescadores depois de terem expressado o desejo de voltar ao seu país.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.