Sábado – Pense por si

Quem é Erik Kurgy, o substituto de Bruno de Carvalho?

O ex-presidente do Sporting foi substituído pelo administrador que designara para a área financeira.

O anúncio chegou via Facebook: Bruno de Carvalho deixou de ser o líder da lista Leais ao Sporting e foi substituído por Erik Kurgy. O administrador tinha sido apresentado como candidato a vice-presidente do Conselho Directivo do Sporting, com responsabilidades pela área financeira.

Kurgy nasceu em Moçambique e é casado, de acordo com a informação na sua página de Facebook. A lista Leais ao Sporting detalha que é sócio do clube leonino desde 1984, com o número 13.352.

Em termos profissionais, é o actual administrador do Grupo Vip Hotels e foi vice-presidente dos Leões de Porto Salvo e presidente do grupo desportivo Ismaili de Lisboa.

Em comunicado, a lista justificou a substituição de Bruno de Carvalho com o receio de que Bruno de Carvalho, Trindade de Barros e Alexandre Godinho não vejam a "sua condição de sócios reposta antes do dia 8 de Agosto", um mês antes das eleições no clube. "Sem prejuízo do eventual resultado das iniciativas jurídicas em curso, torna-se fundamental recolher novamente assinaturas para a submissão de uma nova equipa da candidatura ‘Leais ao Sporting'."

Ainda não se sabe quem substituirá Trindade de Barros e Alexandre Godinho.

"A candidatura 'Leais ao Sporting' apela, desta forma, aos sportinguistas que continuem a confiar e que continuem a rever-se no projecto de Bruno de Carvalho para o Sporting Clube de Portugal. Estas iniciativas são a melhor forma que encontrámos para garantir o funcionamento, na legalidade, deste processo eleitoral já tão repleto de ilegalidades", lê-se no comunicado.

Bruno de Carvalho foi suspenso por um ano

Na quinta-feira, a Comissão de Fiscalização do Sporting decidiu a suspensão por um ano do ex-presidente Bruno de Carvalho e 10 meses para os restantes elementos da sua direcção, à excepção de Luís Roque, cujo processo disciplinar se concluiu com uma repreensão.

O Conselho Directivo foi destituído em Assembleia Geral extraordinária, em 23 de Junho, com 71% dos votos, no seguimento de dias agitados na vida do clube, que em 15 de Maio viu a equipa de futebol ser agredida por adeptos na Academia de treino.

Com sucessivas demissões nos órgãos sociais, parte do Conselho Directivo, com Bruno de Carvalho e Carlos Vieira, manteve-se em funções, até à sua destituição em Assembleia Geral.

Após a destituição o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jaime Marta Soares - em rota de colisão com o CD -, marcou eleições para 8 de Setembro.

Bruno de Carvalho e Carlos Vieira, agora suspensos, apresentaram-se como candidatos, em listas diferentes.

Na corrida estão ainda Fernando Tavares Pereira, João Benedito, Dias Ferreira, Pedro Madeira Rodrigues, José Maria Ricciardi, Frederico Varandas e o advogado Rui Jorge Rego.

O empresário Zeferino Boal desistiu, entretanto, juntando-se à candidatura de José Maria Ricciardi.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.