NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Duarte Cordeiro adiantou que é objetivo do PS e do Governo "continuar a ter, obviamente, boas relações com o Livre" e considerou que "é esse o espírito que resultou deste congresso".
O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, representou hoje o PS no encerramento do IX Congresso do Livre e afirmou que o objetivo do Governo e dos socialistas é manter as "boas relações" com o partido.
Falando aos jornalistas no final do congresso, que decorreu no sábado e hoje, em Lisboa, o também presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS salientou que "o Livre é um partido com quem o Partido Socialista tem boas relações".
"Temos tido entendimentos políticos, como tivemos, por exemplo, em Lisboa, ou mesmo conversações e procura de entendimentos a nível nacional, como recentemente o fizemos quando reunimos com o Livre antes da formação de Governo, na altura da apresentação do Programa de Governo, e agora em sede de Orçamento do Estado", elencou.
Duarte Cordeiro adiantou que é objetivo do PS e do Governo "continuar a ter, obviamente, boas relações com o Livre" e considerou que "é esse o espírito que resultou deste congresso".
"E assim será do lado do Governo, do lado do Partido Socialista, do nosso lado a mesma recetividade para continuar a contar com o Livre para poder ter conversações e até entendimentos políticos aos vários níveis", salientou.
O secretário de Estado observou que as boas relações com o Livre também se estendem à deputada do partido, Joacine Katar Moreira, com quem o Governo tem tido "reuniões e relações de trabalho muito boas".
"Assim esperamos continuar", salientou.
Em cima da mesa neste congresso estava a resolução da Assembleia do Livre -- órgão máximo entre congressos -- que propunha que fosse retirada a confiança política à deputada Joacine Katar Moreira, eleita em outubro.
O congresso decidiu, porém, remeter a decisão para a Assembleia do Livre eleita hoje.
Duarte Cordeiro recusou "comentar a vida interna dos outros partidos".
Questionado sobre o facto de um membro da nova direção hoje eleita, Carlos Teixeira, ter defendido que o Orçamento do Estado mereceria um voto contra devido às políticas ambientais, o dirigente socialista salientou que quando o executivo construiu o Programa de Governo deu "alguns sinais políticos de quem ouviu muito bem algumas das reivindicações que existiam da parte dos partidos ecologistas".
Por isso, o Governo liderado pelo socialista António Costa decidiu antecipar o encerramento das centrais a carvão do Pego e Sines, exemplificou, falando em "passos muito concretos relativamente a essas aproximações".
"O Partido Socialista tem tido muita atenção, cuidado e procura de aproximação para convergir e procurar continuar a construir estes entendimentos", acrescentou.
No encerramento do IX Congresso do Livre estiveram presentes Duarte Cordeiro e o presidente da concelhia de Lisboa, Sérgio Cintra, do PS; o eurodeputado José Gusmão e o deputado municipal Ricardo Moreira, do BE; pelo PEV os dirigentes Joaquim Correia e Sobreda Antunes; José Neto do PCP e um membro do movimento Cidadãos por Lisboa.
Além da Assembleia, no congresso que hoje terminou foram também eleitos o Grupo de Contacto (direção), composto por 15 membros, e o Conselho de Jurisdição, ambos por ampla maioria.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.