Dois voos charter operados pela Qatar Airways descolaram na semana passada com estrangeiros e afegãos a bordo que não puderam ser retirados no início.
Um avião da empresa paquistanesa PIA aterrou esta segunda-feira no aeroporto de Cabul, o primeiro voo comercial internacional desde que os talibãs assumiram o controlo do Afeganistão, em 15 de agosto, revelaram jornalistas da Agência France Presse (AFP).
Este é um dos primeiros sinais de normalização económica do país e do seu principal aeroporto internacional, que havia sido ocupado no final de agosto por milhares de afegãos que queriam deixar o país após o regresso ao poder do movimento islâmico.
A aeronave, que pousou por volta das 10h30 locais (07h00 em Lisboa), transportava apenas algumas pessoas.
"Quase não havia ninguém no avião, cerca de 10 pessoas (...), talvez mais membros da tripulação do que passageiros", disse um jornalista da AFP a bordo do voo de Islamabad.
No domingo, um porta-voz da PIA confirmou este primeiro voo para Cabul, informando, porém, que a empresa ainda está a trabalhar para tornar as ligações regulares.
"Este é um momento importante, um dia de esperança", disse à AFP um funcionário do aeroporto de Cabul, na esperança de que outras empresas fizessem o mesmo rapidamente.
Após a repentina retomada do poder pelos talibãs, os aliados ocidentais do governo deposto, liderados pelos Estados Unidos, organizaram uma gigantesca ponte aérea no aeroporto de Cabul que, no total, retirou mais de 123.000 pessoas, principalmente afegãos.
A tentativa caótica e desesperada dos afegãos sofreu uma reviravolta dramática em 26 de agosto, quando a filial local do ISIS (grupo extremista Estado Islâmico) realizou um ataque no meio da multidão, matando mais de 100 pessoas.
Desde então, os talibãs assumiram o controlo total do aeroporto, auxiliados em particular pelos seus aliados no Catar, e os sinais de um regresso ao normal multiplicaram-se.
Dois voos charter operados pela Qatar Airways descolaram na semana passada com estrangeiros e afegãos a bordo que não puderam ser retirados no início.
Em 03 de setembro, a companhia aérea pública afegã Ariana Airlines também anunciou a retomada dos seus voos domésticos.
Primeiro voo comercial internacional em Cabul desde regresso ao poder dos talibãs
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres