Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro pede desculpa às vítimas de pedofilia do país

22 de outubro de 2018 às 07:11
As mais lidas

O primeiro-ministro australiano pediu desculpa às milhares de vítimas de actos de pedofilia e outros abusos enquanto estavam sob os cuidados das instituições do país.

O primeiro-ministro australiano pediu esta segunda-feira desculpa, em nome da nação, às milhares de vítimas de actos de pedofilia e outros abusos enquanto estavam sob os cuidados das instituições do país.

"Como nação nós falhamos com eles, nós os abandonamos e sempre nos envergonharemos disso", sublinhou Scott Morrison, no parlamento, em jeito de pedido de desculpas aos afectados e às suas famílias.

O relatório final da investigação da Comissão Especial às instituições envolvidas, no passado mês de Dezembro, indicou mais de 400 recomendações que incluíam indemnizações às vítimas de abusos sexuais.

O relatório descreveu estes actos de pedofilia e abusos nas instituições australianas como uma "tragédia" nacional

"Porque demoramos tanto a agir? Porque outras coisas eram mais importantes do que isso, o cuidado dos nossos filhos?", questionou o primeiro-ministro australiano perante o parlamento de Camberra, na presença de centenas de vítimas.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.