Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro pede desculpa às vítimas de pedofilia do país

O primeiro-ministro australiano pediu desculpa às milhares de vítimas de actos de pedofilia e outros abusos enquanto estavam sob os cuidados das instituições do país.

O primeiro-ministro australiano pediu esta segunda-feira desculpa, em nome da nação, às milhares de vítimas de actos de pedofilia e outros abusos enquanto estavam sob os cuidados das instituições do país.

"Como nação nós falhamos com eles, nós os abandonamos e sempre nos envergonharemos disso", sublinhou Scott Morrison, no parlamento, em jeito de pedido de desculpas aos afectados e às suas famílias.

O relatório final da investigação da Comissão Especial às instituições envolvidas, no passado mês de Dezembro, indicou mais de 400 recomendações que incluíam indemnizações às vítimas de abusos sexuais.

O relatório descreveu estes actos de pedofilia e abusos nas instituições australianas como uma "tragédia" nacional

"Porque demoramos tanto a agir? Porque outras coisas eram mais importantes do que isso, o cuidado dos nossos filhos?", questionou o primeiro-ministro australiano perante o parlamento de Camberra, na presença de centenas de vítimas.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.