Sábado – Pense por si

PM belga: Operação antiterrorista em Bruxelas continua

15 de março de 2016 às 21:23
As mais lidas

A polícia está a actuar em Chaussée de Neerstalle, perto de Forest, onde aconteceram os tiroteios que feriram quatro polícias

A operação antiterrorista em Bruxelas desencadeada na sequência dos tiroteios ocorridos hoje em Forest, em que morreu um presumível terrorista e quatro polícias ficaram feridos, ainda continua, anunciou o primeiro-ministro belga.

Em conferência de imprensa, Charles Michel, acompanhado dos ministros do Interior, Jean Jambon, e da Justiça, Koen Geens, referiu que prossegue a operação na comuna de Forest, tendo a agência belga, citando fontes policiais, especificado que as perquisições têm lugar no Chaussée de Neerstalle, nas proximidades do local onde hoje à tarde agentes policiais belgas e franceses foram atacados de surpresa quando investigavam um apartamento.

O primeiro-ministro acrescentou que o Conselho Nacional de Segurança reunir-se-á na quarta-feira.

Por seu turno, o ministro Jambon especificou que, dos quatro polícias feridos, três são belgas e uma é francesa, tendo dois já recebido alta hospitalar enquanto os outros dois continuam internados, mas apenas com ferimentos ligeiros.

A identidade do suspeito abatido pelas forças especiais ainda é desconhecida.

A rusga levada a cabo hoje à tarde estava relacionada com alegados cúmplices de um ou mais dos 11 acusados na Bélgica, presumivelmente em busca de documentos, no quadro das investigações aos atentados terroristas de Paris em novembro passado, que provocaram mais de 130 mortos, e que foram preparados em Bruxelas.

Fontes policiais confirmaram que as forças de ordem foram surpreendidas com tiros de armas pesadas durante a rusga, que não visava directamente Salah Abdeslam, o homem mais procurado por envolvimento nos ataques de Paris, mas antes alegados cúmplices de um ou mais dos 11 inculpados na Bélgica na sequência dos atentados de 13 de Novembro de 2015.

Ao chegarem a um apartamento presumivelmente abandonado, na Rue de Dries, na comuna de Forest, durante uma busca relacionada com os ataques de Paris, os polícias foram imediatamente alvo de tiros de armas pesadas, através da porta.

A partir daí foi desencadeada uma grande operação, tendo um dos "atiradores" sido morto, e desconhece-se ainda se estarão em fuga um ou mais envolvidos.